DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO DE JOGO DIGITAL PARA APLICAÇÃO NO ENSINO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Rafaela Sayuri Sato, Márcia Marcondes Altimari Samed

Resumo


Este trabalho apresenta uma contribuição da abordagem de Games-Based Learning para oensino de Engenharia de Produção. Para tal, buscou-se a adaptação de um jogo de tabuleirochamado Retália, criado por discentes e docentes da Universidade Estadual de Maringá(UEM) e que visa à apresentação de conceitos da Logística Humanitária para o ambientevirtual. Optou-se pela criação de um protótipo de jogo por meio da ferramenta MIT AppInventor, que se mostrou uma plataforma para uma fácil e intuitiva elaboração de aplicativospara sistemas Android. Para validação foi aplicado o protótipo com acadêmicos do curso deEngenharia de Produção da UEM que, por sua vez, também responderam a um questionáriode satisfação para análise dos resultados. Dado isso, as principais contribuições do protótipoconstatadas foram com relação à motivação e ao trabalho em equipe que este proporcionouaos jogadores, como também sua aceitação como ferramenta de auxílio para ensino em salade aula.

 

O texto completo deste trabalho não foi disponibilizado neste portal por estar em processo de avaliação para publicação em outro meio de divulgação.


Palavras-chave


Jogo; Ensino; Games-Based Learning; Logística Humanitária; Protótipo

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