PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO COMO SUPORTE À SEGURANÇA DO TRABALHO
Resumo
Tradicionalmente, a técnica chamada gamificação se define pela utilização de elementos e estratégias que transformem realidades repetitivas e comuns em contextos atraentes e motivadores, estimulando percepções e gerando engajamento para um objetivo anteriormente definido, facilitando aprendizados. Nas situações que envolvem processos de ensino-aprendizagem de Segurança do Trabalho (ST), identificam-se contextos que impactam diretamente na prevenção e proteção de acidentes e doenças de forma a gerar integridade física e saúde para pessoas, tornando-se essencial o envolvimento destas pessoas com a geração de estímulos que ampliem seus aprendizados. Desta forma, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta para uso de gamificação como apoio aos processos de ensino-aprendizagem em Segurança do Trabalho. Para isto, foi realizada revisão sistemática da literatura sobre soluções existentes, relacionando os conceitos de elementos gamificados com a aplicação dos modelos de design instrucional disponíveis atualmente. Desse modo propõe-se a integração entre os modelos de design mais utilizados, com foco em elementos narrativos e com mapeamento das variáveis iniciais para aumento da interação entre pessoas e métodos de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave
gamificação; segurança do trabalho; ensino.
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